domingo, 26 de abril de 2009

ao meu fiel e alegre DANDAN.

Pois é, e a inevitável visita da tristeza se fez presente num telefonema . Hoje, eu e meu irmão chegamos a conclusão de que precisamos sacrificar nosso cão.


Dandan tem 14 anos e 4 meses de vida, e um problema sério e muito doloroso na coluna. Estávamos tratando com medicamentos e acupuntura, mas ele não está aguentando mais, e não conseguimos mais vê-lo sofrer, afinal também estamos sofrendo. E pensar que ele corria, pulava, subia, descia, cavava, mas que merda de vida!
Ele vai morrer amanhã.
Tudo junto, administrar a dor da perda e a dor da decisão da perda, é algo penoso e de muita responsabilidade, porque jamais saberemos se, com o tratamento, ele voltaria a ter boas condições de vida. Sei que é possível, mas não sei se no caso dele o é.

Quem precisa de um cachorro? pra sofrer mais? como se já não bastasse todas as dores que já sentimos até hoje, todas as perdas que já choramos até hoje; e, pior, as que ainda virão!

Nos acumulamos de tanta vida ao nosso redor e, depois, temos que fazer das tripas coração, para tentar dar conta da dor que tanta vida, infalivelmente, acarreta.

Li, há pouco tempo atrás, um livro narrado pela morte "A Menina que roubava livros", e ali, ela não se mostrava refratária à dor, pelo contrário, ela parecia sentir todo o peso de sua presença na vida dos que ficavam, mas sabia que alguém, algum dia, haveria de fazer seu sujo, insano e eterno trabalho. Levar daqui, da nossa companhia, entes queridos, e, daqui a pouco, levar a nós mesmos, dá o que falar, mas hoje estou tão arrasada com a atitude de decidir que é melhor abreviar a dor do dandan e saber que nunca mais o verei, que não tenho condições de ir além do lamentável e lancinante do fato.
Várias coisas passam pela minha cabeça, várias situações em que ele estava presente, me aparecem num flash: passeios, cochilos, carinhos, lambidas, corridas, e tb várias formas de lidar com o buraco que ficará. Não sei como meu irmão está, imagino que desolado, mas, além disso, estou pensando em como é confortável a vida de pessoas que, talvez para se protegerem justamente de situações como esta, não cultivam nem uma planta. Vivem sem a dor, a mortificante dor de chorar a perda de alguém, mas também vivem sem a experiência de anos e anos de convivência, de risos, de abraços, de porradaria, de mau-humor, de cuidado, de resfriado, de praia, de porre, de tombo, enfim, de uma vida sendo contada não só por você, mas por outras pessoas a sua volta, com outras formas de encarar a vida, os tombos, os porres, os abraços.

Talvez, escrevendo aqui, seja uma maneira de dizer ao dandan como o amo, embora já o tenha dito inúmeras vezes.
Uma homenagem ao parceiro de tantos momentos bacanas juntos. Nunca vou me esquecer da fissura que ele ficava quando via o mar, hehe, ninguém conseguia segura-lo. E quando ele espantou dois suspeitos que entraram no condomínio que a minha mãe morava? Nossa, ali ele se tornou o herói e não tinha um vizinho que não viesse passar a mão nele com gratidão, não por ele ser bravo, longe disso, mas por ser brincalhão, estabanado e, muito provavelmente, ter confundido um dos suspeitos com o meu pai - pelo menos, era o que a minha mãe dizia.

Bom, é isso, sem grandes elocubrações, porque tô frágil, tô fraca, quase sem disposição para pensar, quero deixar aqui o meu protesto contra a maldita morte, ou seja lá o que isso for! e quero deixar registrada a minha homenagem/saudade ao dandan, que foi o único cachorro que tive, que adorava ir ao veterinário. O Mário mesmo dizia, "cara, o dandan é tão feliz, tão brincalhão que é o único cachorro que gosta de vir me ver!"
Amanhã eles vão se ver pela última vez.

Dandan, eu te amo muito, vc sempre foi muito doce, estabanado, ciumento, bobão e obediente. Adorei ter te conhecido e convivido com você, por isso, se houver a mais remota possibilidade, saiba que, por mim, a gente se encontra na próxima de novo.
AP

5 comentários:

  1. Vânia Benvolf26.4.09

    Oi AP, eu sinto muito mesmo. Me emocionei muito com seu desabafo. Eu e a Shesty (minha cachorrinha amada) mandamos um beijo e uma lambida. Ela pediu para te dizer que quando decidimos algo de tamanha relevância, ou seja, dar fim ao sofrimento de um grande amigo, é porque intuimos, profundamente, que essa é a melhor saída.

    ResponderExcluir
  2. Gisele27.4.09

    AP, imagino o que está sentindo... decisão muito difícil e dolorida... É meio babaca dizer isso, meio clichê, mas ainda acho preferível ter de tomar essa decisão do que jamais ter tido um amigão como ele, que deu seu amor incondicional sempre, nunca cobrou ou julgou, só esteve aqui pra alegrar sua vida...
    Bjs
    Gisele

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida Ana. Só posso agradecer ao Dandan e a vc pelas palavras que acabei de ler, pela emoçcao que senti, pelas lágrimas que derramei... Na India, acredita-se que os animais tem alma. Seja isso verdade ou nao, a alma do Dandan "te pegou" e eu agradeço muito a vc por ter se deixado pegar. Agora, o Dandan também faz parte de mim... Estranhos - e maravilhosos - caminhos da vida!
    Bjs
    EP

    ResponderExcluir
  4. Meninas, muito obrigada pelas palavras carinhosas e verdadeiras que vocês me escreveram, fiquei muito comovida com o colo de vcs, e, aproveitando o espaço, agradeço também o carinho recebido de várias pessoas queridas que me ligaram e foram muito solidárias.
    Depois de tantas mensagens lindas, tomo a liberdade de, em sequencia ao pensamento da Evelin, me servir de uma frase bastante contundente : "Somos todos elos invisíveis da mesma corrente." Almir Ghiaroni
    BJS
    AP

    ResponderExcluir
  5. AP,Acabei de ler suas belas palavras e quase não consigo digitar algo pq as minhas lagrimas estão gritando.Acredito que vc deva estar sofrendo muito,porque amar é foda e as vezes uma merda,mas eu só estou podenso ler suas belas palavras pq vc é uma pessoa que amou,que ama e amará sempre...e é disso que o mundo precisa,de pessoas capazes de se doar e se dar a chance de ser amada,foi o que o Dandan soube te dar e receber...Um enorme abraço forte.
    Obrigado pelas palavras.
    Ana Paula(irmã da Evelin)

    ResponderExcluir