quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nome do Pai ou nome da gente?


Com a “inauguração” do blog fiquei pensando como assinar... Só o primeiro nome, nome e sobrenome, só as iniciais? O nome todo deixa a gente muito exposta? Se colocar o nome todo, dá a sensação de invasão?
Paranóias à parte, creio que nome e sobrenome são coisas muito fortes, afinal carregamos no sobrenome toda a história de nossa família, uma bagagem difícil de deixar pela estrada... Se pensarmos que o que nos dá nome é anterior a nossa chegada, que foi pensado antes de nascermos, que já viemos ao mundo devidamente “nomeados”, fica pior ainda, a carga de responsabilidade aumenta muito!
Fiquei pensando porque eu tinha essa sensação de “carregar” um sobrenome e me lembrei que em minha casa todos tínhamos nomes incomuns, o meu é o mais “normalzinho” de todos. Meu pai fazia questão de nos chamar pelos nossos nomes próprios, pois detestava apelidos, não me lembro de ser chamada por nenhum tipo de apelido carinhoso ou qualquer coisa minimamente brincalhona por parte dele...
O meu sobrenome além de ser o nome do meu pai, carrega todos os ensinamentos, os conceitos de ética, moral e honestidade que ele me passou e eu achava que era isso o que me definia... O meu nome junto com o meu sobrenome tem uma conotação muito mais firme, séria, reta, coisas que ele me ensinou, que ficaram marcadas em mim para sempre e consequentemente eu tenho de "zelar" por ele... Não que eu ache que isso foi ruim, ainda mais se pensarmos nesses nossos tempos atuais de absoluta falta do “Nome do Pai”, falta de limites, interdições... Pelo contrário, acho que ele estava absolutamente certo !!!
Quando estava para me casar, fiquei muito angustiada, pois teria de deixar de usar o nome do meu pai (na minha cabeça abriria mão desse “nome” em todos os sentidos, o simbólico, o imaginário e o “concreto”, não o real), então descobri que não era mais obrigatória a mudança do nome com o “advento” do casamento... Que alivio !!!
UFA, ainda bem, como poderia deixar de ser eu, com meu sobrenome de sempre, minha assinatura de sempre, minha identidade de sempre? Tinha a sensação de que ao trocar meu sobrenome, estaria trocando de pessoa, não seria mais eu, mas sim uma outra, nova, nascida ali... Como assim? E a revolução feminina? E o meu direito de querer continuar a ser a mesma pessoa? Porque o casamento me obrigava a virar outra pessoa? Não foi sem caras feias por parte da família do meu marido (ex, agora), que mantive meu nome, muito feliz e achando que tinha feito valer todas as conquistas da minha geração, absolutamente feminista !!!
Enfim, depois de algumas conversas muito produtivas e algumas histórias bem interessantes, percebi que na verdade o que me define é quem eu realmente me tornei, independente de nome e sobrenome, o que importa é a bagagem que carrego, as escolhas que fiz, o percurso de uma vida e do “alto” (alto???) dos meus 53 anos até posso me dar ao luxo de fazer o que bem quiser com meu nome, pois, finalmente ele é meu, eu tomei posse dele!!!
Bjs
Gisele

2 comentários:

  1. Anônimo9.4.09

    Nesta terra de ninguém, terra sem lei e "sem fronteiras", um nome é o que pode, muitas vezes, nos retirar do anonimato massificante em que nos encontramos atualmente... Mas, para tanto, como para muitas outras coisas na vida, é preciso coragem!Acredito que é assim que as coisas, o mundo, as pessoas, os nomes criam vida...

    ResponderExcluir
  2. Nome ou Sobrenome? Nome e sobrenome? É necessário fazer uma escolha, se quisermos abrir a boca... E fazer esta escolha, produz uma certa afliçao mesmo, como dito no brilhante texto da Gi. É por isso que tem gente que prefere se calar... Mas, olha só: no final das contas, as bem-ditas palavras nao nos deixam muito em paz... Escolher nome, sobrenome, nome e sobrenome é "só" o começo. Logo, logo a gente se vê diante de um impasse: seja lá qual for a escolha feita, ela nao nos libera do risco de estarmos falando besteiras... Ou de avançarmos em nossos sentimentos, pensamentos. Portanto, o bom é nao empacar! Escolher logo a forma pela qual vc se dispoe a se apresentar... e seguir. A alma é maior que o nome, que o sobrenome. Estes sao "apenas" as asas com as quais decidimos voar. Sem eles nao se voa. A direçao se faz voando... EP

    ResponderExcluir