quarta-feira, 8 de abril de 2009

Você também acha que o mundo está louco?

Muito comum hoje em dia ouvirmos pessoas se queixando de que “o mundo está louco”... Invariavelmente, são queixas feitas quase que à queima roupa, dirigidas a ouvintes virtuais, como se fosse imperioso dizer, não importando muito se a “pessoa” ou as “pessoas” ali presentes darão ou não seus ouvidos a uma fala como essa.
Outro dia, isso aconteceu novamente no balcão de uma famosa delicatessen, situada no Leblon. Testemunha dessa re-ediçao, decidi pensar um pouco sobre o assunto: se o mundo está louco, é imprescindível que isso seja dito – é o que parece, dada a repetição da mesma cena em roteiros diferentes. O que me intriga é a repetição da forma como essa frase é dita – à queima roupa, como já disse.
Difícil não lembrar da fábula onde uma criança grita “o Rei está nu!”, em meio a uma multidão que se pensa obrigada a cumprir o protocolo, isto é, a reverenciar V.Alteza.
Aos poucos, segundo narra a fábula, uma e outra voz vai se somando à da criança e em pouco tempo, todos, menos o Rei, sustentam a encenação de que “tudo vai bem..”
Na vida real, no dia a dia, muitas pessoas-crianças parecem não poder evitar dizer “o mundo está louco!” ... Mas, o que também parece vigorar, é o receio de que isso seja realmente confirmado... e que a loucura se torne generalizada ao ser desvelada.
E assim, enquanto ainda não for possível encontrar verdadeiros ouvintes, vozes e mais vozes ecoam no ar, tal como pequenas mensagens na garrafa, boiando num universo indistinto, em busca de um porto onde à “loucura do mundo” possa ser dado um outro destino. Mas para que isso aconteça, primeiro ela tem que ser reconhecida como tal, por pelo menos dois... Por que dois já fazem um encontro. E a criança pode, enfim, não estar mais só. E aí não importa mais que o mundo tenha sempre sido mesmo meio (ou muito?) louco. Por que no encontro, a vida se separa do mundo... E se torna uma vida possível.

EP

5 comentários:

  1. gisele8.4.09

    Fiquei pensando no que vc falou sobre a fábula do Rei e a analogia com o nosso mundo louco...
    Passa a ser real porque alguém (um ou dois) se conscientizou? ou precisamos de alguém que reforce esse real (percebido)pra que ele seja verdadeiro?
    Gosto de pensar que temos o poder de "dar outro destino à loucura do mundo"...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9.4.09

    Gi, que bom que o texto te ouviu! Palavras sao assim: tem esse poder de mudar o mundo. As explicaçoes para isso sao longas, mas basta saber que os humanos sao seres im-pressionantes e im-pressionaveis, e estao "condenados" a se ex-pressarem, a dar sentido - ou a, pelo menos, buscá-lo (daí nossa capacidade criativa; que nao é apenas capacidade, é uma imposiçao da "natureza" humana...)Sinto, logo falo (mesmo se me calo!). O problema é que dependemos de um "outro" para que a criaçao - seja ela qual for, pode ser um delírio - adquira um sentido. O sujeito humano nao é nada sem o outro, sem a linguagem - e existem "n" formas de linguagem... Freud apenas prestou atençao - e deu um lugar no mundo - a algo que existe desde que o homem deu seu primeiro grito... e houve alguém para escutá-lo.Bjs. EP

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Pestana10.4.09

    Oláaaaaaaaaaaaaa,



    É um blog de assuntos serios,mas pode ser mais alegre,kd as pessoas do grupo?Acho importante ter uma foto do grupo e tá faltando obras de arte para ilustrar......kkkkkkkkk

    beijos a todos.

    ResponderExcluir
  4. O mundo está louco em várias modalidades de loucura.

    Louco beleza: quando vemos que usamos biquinis, que já não é feio transar com o namorado e que não é o fim do mundo hoje ser mãe solteira.

    Louco não-beleza: quando vemos que somos indiferentes a cada vez termos menos beleza e aceitarmos isso numa boa. O que é o Big Brother se não a Rede Bobo de televisões não desejando mais investir em roteiristas, atores, cenários, para que as pessoas se alienem por coisas cada vez mais baratas e mais lucrativas???

    O mundo está louco. E o louco tem horas de sossego e horas de angústia. O mundo, criação humana, sempre esteve louco. Só que hoje meia dúzia assume o de sempre....

    ResponderExcluir
  5. Oi,Cynthia! Que maravilha tê-la por perto novamente!! É uma alegria louca quando re-encontramos pessoas queridas... Seus comentários tem sido super bem-ditos. Que loucura-beleza saber que essa "meia duzia que assume o de sempre", grupo do qual vc faz parte, torna-se real, ultrapassa a dimensão da pura esperança, a cada vez que uma dessas vozes se faz ouvir... Seja muito bem-vinda, bem-dita!! Bjs. EP

    ResponderExcluir